CÂMARA MUNICIPAL DE ESTRELA DO NORTE - Portal de Notícias do Poder Legislativo, Transparência, Sessões, vereadores e informações

HISTÓRIA:

As familias de José Gonçalves, José Pontife e ″Manezinho Baiano″deram início, a partir de 1925, à formação das primeiras fazendas da região, mas o núcleo urbano somente foi constituído em 1942, quando os fundadores Hernani de Matos Nabuco, Álvaro de Jesus e José Mignoli construiram uma pequena capela sob a invocação de Nossa Senhora da Penha. Nessa ocasião foi escolhida a denominação de Estrela do Norte em homenagem.

Ao Coronel Albino da Cruz Sobrinho, um dos primeiros habitantes da povoação, por ser ele proprietário de uma fazenda deste nome, em Minas Gerais. Estrela do Norte concentrava-se inicialmente, na fazenda Rincão, na vertente do rio Grande. Outras famílias- Miotto, Cotrim e Siqueira- lotearam parte de suas propriedades, dando expansão ao povoado.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Estrela do Norte, pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, subordinado ao município de Pirapozinho. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Estrela Norte figura no município de Pirapozinho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Estrela do Norte, pela lei estadual nº 8092, de 28-02-1964, desmembrado do município de Pirapozinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-03-1965. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Imprimir esta página